A história da educação profissional é um campo emergente na História da Educação, tendo sua origem no Brasil nos idos da década de 1980, quando há uma construção identitária de pesquisadores com a reflexão intelectual acerca da categoria trabalho-educação, bem como a filiação direta de pesquisadores com perspectivas marxianas e gramscianas, não sem tensões entre os que fazem a historiografia da educação. As pretensões são ao mesmo tempo trazer perspectivas inaugurais e consolidar um campo emergente. As duas últimas décadas do século XX registram uma ascendência de espaços de produção do conhecimento em torno da História da Educação Profissional, principalmente, a partir do aumento do interesse dos pesquisadores por temáticas e objetos em torno da formação dos sujeitos para o trabalho. Eles encontraram nos programas de pós-graduação um lugar privilegiado para a realização de pesquisas e nos periódicos especializados a difusão de seus resultados. É esta a ambiência criada por instituições que são ao mesmo tempo objetos e lóci de construção argumentativas para a construção de temas, problemas e objetos, operados com teorias que servem à história da educação profissional.