Caule de papiro

Editora

Prestação de serviços de excelência para viabilizar a publicação do seu livro impresso ou digital

Vamos publicar seu livro? Oferecemos suporte técnico, cuidamos do seu projeto desde a digitação do texto até a impressão offset.

Compre direto do autor

Severo Marques e Roberta Hunka
Receitas & Memórias de um bistrô: a cozinha do Dois vinho e gastronomia
Natal: Caule de Papiro, 2021
Maíra Araújo
Mercedes Baptista e o balé descalço
Natal: Caule de papiro, 2021
Adriel Bezerra
Há tensão na terra
Natal: Caule de papiro, 2021
João Oliveira
Sal e mangue
Natal: Caule de Papiro; Margem Editorial, 2021

Ravena Albuquerque
Na calçada
Natal: Caule de papiro, 2023
Lena Azevedo Ritzel
Poesia: dor em flor
Natal: Caule de Papiro, 2021
O que é boneco?

O boneco é uma prova impressa do seu arquivo, é um protótipo de um trabalho a ser impresso a partir de um arquivo digital e serve de amostra para conferência, deve também guiar o impressor. Simulando, de forma aproximada, como o livro deve ficar em seu formato final (ou seja, impresso). A prova impressa deve identificar e prevenir possíveis erros que não foram detectados com a prova virtual. É a possibilidade final de verificar possíveis erros cometidos durante a diagramação, na digitação, na ortografia e na gramática. É a etapa do processo de impressão do seu livro, que possibilita simulação bem real do produto final, a hora do checklist. Aproveite essa oportunidade para conferir erros de legibilidade, de formato, de grafia e a ordem das páginas, devendo ser verificada inclusive a paginação

São técnicas de enobrecimento usadas na última etapa do processo de produção dos materiais impressos. Elas realçam as cores e protegem as capas dos impressos. A laminação da capa adiciona proteção extra a impressão ao mesmo tempo que encorpa o papel. Ela é feita essencialmente com filme BOPP (polipropileno biorientado) aplicado à superfície do cartão ou papel por meio de calor e pressão. São dois tipos de laminação: a brilho e a fosca. A brilhosa permite um acentuado realce as cores, já a laminação fosca deixa o material opaco e com textura aveludada. O verniz UV pode ser localizado, que é quando é aplicado em um título ou figura especifica da capa; ou total, quando é aplicado em toda superfície uniformemente. Este protege e realça as cores.

Investir em acabamento deixará o seu livro mais bonito e atrativo, além de proporcionar mais proteção ao produto final.

Sim. Para esse processo, o miolo é dividido em cadernos, as folhas de cada caderno são unidas por costura na dobra do formato aberto e, só então, os cadernos são unidos com o uso da cola. Isso imprime maior resistência ao livro e também uma abertura panorâmica muito adequada para livros: com muitas páginas; para foto livros; e também para os livros com capa dura.

Alguns tipos de acabamento para livros: como a lombada “canoa” ou “grampo”, onde as páginas são fixadas através de grampos metálicos, são indicados para livros com poucas páginas; a lombada quadrada com capa flexível, onde o miolo recebe cola quente aquela que fixa as páginas e a capa é. É recomendação para livros a partir de sessenta páginas de miolo; a lombada quadrada com a encadernação capa dura promove mais sofisticação ao projeto, além de maior proteção para o miolo do livro; o anel wire-o (duplo anel) é característico de encadernação com capa dura ou flexível. E esse sistema com arame metálico, em que os furos são quadrados, é uma evolução do espiral plástico. A versatilidade desse acabamento permite diferentes tipos de gramaturas de papéis.

A correta aplicação da escala de cor, no caso a CMYK, para impressão offset, é muito importante para que não haja interferência no resultado final da impressão do seu livro. No sistema de cores CMYK, que consiste nas porcentagens das cores ciano, magenta, amarelo e preto, existe a opção de utilizar 100% de cada pigmento, totalizando 400% de tinta. Na prática, o ideal é utilizar sempre o preto puro (K 100%) para vetores e textos, para não aplicar tinta em excesso no papel e não ultrapassar seus limites de absorção. Para livros que serão impressos 1×1 cor, nas imagens e gráficos salve-as em tons de cinza. Quando for foto livro em preto e branco, utilize a paleta CMYK.

Sim. A sangria é a continuidade da área impressa, muito visível quando utilizamos fundo colorido ou imagens. Em um arquivo, ela, evita que o impresso fique com imperfeições, ou ainda que imagens, frases e demais elementos sejam refilados de forma a comprometer visualmente o produto final com aquelas indesejadas áreas em branco nas extremidades do impresso. A sangria consiste em um item essencial para o melhor acabamento do material gráfico. A sangria externa deve ter de 3 a 5mm. Para garantir sempre que seu impresso fique sempre da forma como imaginou, observe esta regrinha básica ao enviar o seu material. Quanto à margem de segurança interna, para livros utilizamos no mínimo 8 mm para cada lado, considerada do tamanho final do impresso para dentro. Textos, imagens e todos os elementos que você não deseja que sejam cortados, devem ficar no limite desta margem. Desta forma, você assegura que eles não sejam refilados.

Para impressão do miolo do livro, temos disponíveisl os seguintes papeis: o papel pólen bold, com textura elegante e tem tonalidade levemente amarelada, que valoriza o produto final com um belo acabamento, conforto para os olhos e maciez ao toque e,, apesar de ser encorpado, proporciona volume ao livro, sem pesar, gramatura entre 70 e 90; o papel pólen soft, que tem um toque suave, aparência eé leve e lisa, em tom amarelado e, gramatura entre 70 e 90; o papel reciclato, usado para projetos mais despojados, tem cor bege suave e, gramatura entre 70 e 240; o papel couché, por ser um papel revestido, alvo e de textura lisa é indicado para policromia, como absorve menos tinta, a impressão fica superficial e brilhante, e as cores com mais vivacidade, a gramatura varia entre 90 e 300; o papel offset, mais comumente utilizado, tem cor branca, e as gramaturas variam entre 50 e 350, mais esse mais espessos deixamos como opção para a capa. Por fim, duas dicas ao definir o tipo de papel para o seu projeto: no processo de impressão offset, quanto mais liso for o papel maior será a nitidez da impressão; os papeis com tonalidade amarelada refletem menos a luz, proporcionando uma leitura muito confortável.

O formato é determinado pela relação entre a altura e largura da página, Usamos como ordem a seguinte ordem primeiro a largura depois a altura. Um livro pode ter três formatos: paisagem, formato cuja altura da página é menor que a largura; retrato, cuja altura da página é maior que a largura; e formato quadrado. Alguns tamanhos são mais indicados, pois oferecem melhor aproveitamento do papel, são eles: que são os tamanhos 14x21cm, 15×22, 16x23cm e 21×29,7. Mas no entanto, devemos sempre considerar, para cada projeto, uma melhor otimização na experiência de leitura.

Sim.

O número de ISBN (International Standard Book Number – Número Padrão Internacional do Livro), é um sistema padronizado que identifica numericamente os livros segundo o assunto, título, autor, país, editora, individualizando-os. Serve para simplificar a busca e o cadastro em sistemas automatizados de livrarias e bibliotecas. É como a impressão digital do seu livro, é único para cada edição. Isso significa que, se você publicar a versão impressa e e-book do mesmo livro, precisará de números separados para cada formato. Não é obrigatório solicitar o ISBN para publicar um livro, mas isso vai facilitar que ele seja encontrado e distribuído comercialmente. Recebem ISBN, além de livros impressos, e-books, audiolivros, livros em braile, catálogos, didáticos, aulas, anais, agendas com conteúdo, mapas, relatórios, softwares. ISBN é significativo, tanto para o livro impresso quanto para o livro digital, também garante os direitos autorais do autor da obra. Como também da mesma forma, é obrigatório para a venda do livro para instituições Governamentais (por meio de licitação pública), é obrigatório que ele possua o livro precisa possuir ISBN e ficha catalográfica. O ISBN protege o conteúdo e as operações comerciais referentes a obra, isto é, protege o direito de cópia (copyright). Sendo o conteúdo utilizado inapropriadamente ou sem autorização, ele infringe a lei do direito autoral (Lei n. 9.610/98).

Sim, produzimos na quantidade que você precisar, porém a quantidade vai definir o tipo de impressão utilizada. Para baixas tiragens utilizamos a impressão laser e para, tiragens maiores, a impressão offset, que consideramos a mais adequada a esse propósito.

Para o processo de pré-impressão, salve seu arquivo em PDF/X-1A. Evite converter em imagem bitmap (rasterizar) o arquivo completo, incluindo fontes, imagens e vetores. Isso impossibilita correções durante a pré-impressão e pode diminuir a qualidade da impressão, prejudica a resolução.

O livro impresso tem apelos insubstituíveis para um grupo de leitores: o manuseio do livro; o conforto na leitura; a possibilidade de um autógrafo,; as marcações papel-caneta; o ato da compra, entrar em uma livraria e fazer uma escolha considerando o toque, o cuidado do acabamento… são sensações únicas. Mas o e-book também tem suas vantagens: as principais delas são a acessibilidade; a mobilidade; até as marcações já são possíveis; e, por fim, o preço convidativo em relação ao livro impresso. Considerando que o livro virtual não veio para finalizar o livro impresso, e sim para complementá-lo, a dica é: pesquise seu público alvo; e considere o seu orçamento. Quanto ao processo de produção de um livro digital ou impresso, as etapas têm que ser consideradas para os dois processos.

A Caule cuida do seu projeto a partir do seu arquivo Word. Temos revisores, design de capa e finalizamos a diagramação em programa profissional para edição de livros.